Pular para o conteúdo principal

CANETAS NANQUIM.

O que seria dos arte-finalistas sem as canetas nanquim? Qual arte-finalista não começou a arte-finalizar com caneta? Poucos. Eu fui um desses arte-finalistas que começou com caneta antes de passar para o pincel e bico de pena. Hoje existem vários modelos de canetas nanquim no mercado, desde as técnicas até as descartáveis, todas de muita qualidade. Há quem prefira as descartáveis por serem mais práticas, de ponta macia, são confortáveis para trabalhar. Eu ainda prefiro as técnicas, apesar do trabalho que dá para limpar e conservar. As melhores são da marca Staedlter Marsmatic 700, como as das fotos abaixo. Tenho um estojo completo, mas raramente usei todas, hoje uso somente as 0.1, 0.3 e 0.5 mm. Elas são mais precisas, gosto de sentir o nanquim fluindo no papel, o traço fica bem mais preto que das descartáveis, e não sai tão fácil na hora de apagar. O complicado é achar dessas canetas avulsas para vender aqui no Brasil, só se acha o estojo completo, que é muito caro. Minha sorte foi ter ganhado de presente uma 0.1 dos meus professores, Ismael e Lúcia, da EBA. Nos cursos, eu ensino os alunos como usarem esse modelo de caneta e outros modelos para fazerem vários tipos de traço. (Curso de arte-final à distância: http://cursonanquim.blogspot.com.br/). Sem essa caneta, eu não conseguiria traços tão finos principalmente nos cenários e nos detalhes dos personagens, como das páginas a seguir.
 






Quer aprender como se faz?
Curso de arte-final à distância:

Comentários

Flavio Silva disse…
Que show de material cara, parabéns pelo trabalho!!
Guido Moraes disse…
Muito legal Wilson!
Parecem ser muito boas mesmo, teu post dá vontade de desenhar. Baita propaganda! Hahaha
grande abraço!
Guido
É mesmo heim, Guido, parece propaganda da caneta? Bem que eu poderia ser patrocinado?
Abraço,
W!lson.
Anônimo disse…
Muito bons seus desenhos, vc é muito detalhista. e suas dicas sobre a caneta me ajudaram bastante. valeu! e parabens pelos desenhos.
Matheus disse…
Estava pesquisando na internet sugestões de profissionais sobre canetas nankin descartáveis para comprar. Esse post foi útil para me orientar.

Obrigado por compartilhar essa informação.
Olá Matheus. Existem várias marcas de canetas nanquim descartáveis de boa qualidade. Hoje são vendidas na maioria das papelarias e o valor não é caro. Vale a pena trabalhar com elas, são práticas e não tem necessidade de manutenção, quando acaba a tinta é só trocar a caneta.
Valeu? Abraço.
C Ross disse…
Ola. Tenho caneta nanquim Satedler Marsmatic 700 0.3 para vender. Valor : R$ 60,00. egítima e nunca usada. Motivo de venda curso de desenho não iniciado por motivos de saúde. Quem se interessar pode entrar em contato pelo meu e-mail:mimomio@hotmail.com.br
Anônimo disse…
Tenho varias medidas desta caneta a venda quem tiver interesse e só entrar em contato estão novas !!!!
imail: joaohmendes@hotmail.com
Anônimo disse…
Ola boa noite, eu tenho várias canetas dessas e estou repassando....quem tiver interesse michelesabino25@hotmail.com
7991374128
Anônimo disse…
Hey, essas canetas recarregam com a própria tinta?
kd o jogo disse…
tenho ate hj guardadas a mais de 20 anos