Pular para o conteúdo principal

CURRÍCULO

José Wilson Magalhães
Arte-finalista / Ilustrador / Professor de Arte-final



Ensino Superior Cursando 6º semestre Licenciatura 
Artes Visuais – Unicid – Universidade Cidade de São Paulo


  • 1987 a 1989 – auxiliar de arte e arte-finalista no estúdio Ely Barbosa. 
  • 1989 a 1999 – assistente de arte e arte-finalista da Editora Abril na Redação Disney.
  • 1999 a 2001 – professor do curso de arte-final na Escola de Arte Igayara e na EBA – Estúdios Artísticos, Brasil! 
  • 2001 – ilustrador para as Editoras: MacMillan Heinemann, FTD, Ática, Editora do Brasil, Saraiva, Atual, IBEP, Fundação FISK, Skill Aliança Inglesa, Scipione, Editora DCL, Sangari do Brasil, Wizard, Editora Moderna, Richmond. 
  • Exposição “HQ – Heróis Brasileiros” no Poupatempo Itaquera, Secretaria de Estado da Cultura. 
  • Ganhador de 2 prêmios pela Associação Paulista de Belas Artes e 1 prêmio no Salão SSUPREMO da Subprefeitura da Mooca, com desenho a nanquim. 
  • 2006 a 2009 – arte-finalista da DC Comics para as Revistas Superman, Omac, Supergirl, Action Comics, Green Arrow & Black Canary e Superman & Batman. 
  • 2010 – Workshop de Arte-final no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, Secretaria Municipal de Cultura. 
  • Jurado no ProAC Nº 4 – Programa de Ação Cultural - “Concurso de apoio a Projetos de Criação e Publicação de História em Quadrinhos no Estado de São Paulo” para a Secretaria de Estado da Cultura. 
  • 2010 a 2011 – arte-finalista da Marvel Comics para as revistas Wolverine e Avengers. 
  • Contos e Encantos Editora – desde janeiro de 2005 -Rotina editorial, criação, ilustração, diagramação, editoração, cadastro ISBN e CBL, divulgação em redes sociais, venda de livros, palestras, oficinas de arte, desenho, participação em feiras de livros e eventos culturais nos colégios parceiros. Gestão de projetos artísticos e culturais, atendimento a clientes (coordenadores pedagógicos, bibliotecárias, professores, pais e alunos). 
  • Sesc Itaquera – novembro de 2015 - Vivência Quadrinhando os Parques Lúdicos – foram realizadas três oficinas para crianças, onde foi apresentado como se faz as histórias em quadrinhos, as ilustrações dos livros infantis e a criação dos personagens. Em cada vivência as crianças puderam desenhar e colorir as histórias em quadrinhos criadas para cada parque lúdico: Orquestra Mágica, Bichos da Mata e Espaço de Aventuras. 
  • Centro Cultural da Penha – de setembro/2013 a junho/2017 - Oficineiro de Desenho a Nanquim através de projeto aprovado em edital da Secretaria Municipal de Cultura, ministrei 6 oficinas com duração de 3 meses cada, ensinando a técnica de pincel e nanquim em trabalhos de quadrinhos, ilustração e desenho artístico onde os alunos puderam participar de exposição e confecção de um artbook coletivo com os seus trabalhos desenvolvidos nas oficinas. Autor do projeto “A Penha em preto e branco” e exposição “Impressões da Penha”, em homenagem aos 350 anos do bairro Penha de França. 
  • Casa de Cultura Raul Seixas – de setembro a novembro/2016 - Professor de Desenho Preto e Branco em Oficina Livre de Artes Visuais para jovens e adultos através de projeto aprovado em edital da Secretaria Municipal de Cultura, ensinando a técnica de pincel e nanquim dentro do projeto Itaquera em Preto e Branco com exposição no final. 
  • Estúdio Finalmentearte – desde janeiro/1998 - Ilustrador de livros didáticos, infantis e infanto-juvenis para diversas editoras. 
  • Quanta Academia de Artes - desde julho/2008 a janeiro/2013 - Professor do Curso de Desenho a Nanquim / Arte-final. Ensino de Desenho a Nanquim e Arte-final. Desenvolvi o curso para as oficinas de férias e para o curso semestral. 
  • Sesc Santana – de julho de 2012 a setembro de 2012 - Workshop sobre Ilustração com Nanquim como oficineiro, em 15 aulas com duração total de 30 horas para 15 alunos inscritos no projeto Atelier Sesc. 
  • EBA – Escola de Arte - de janeiro/2000 a dezembro/2010 - Professor do curso de desenho a nanquim. 
  • Colaboração para as seguintes revistas em quadrinhos em mais de  30 anos de arte-final: Turma da Fofura, O Gordo, Patrícia e Cia., Força Ômega, Esquadrilha da Fumaça, Pulsar, Dreadstar, Speedo Team, Sérgio Malandro, Céu Azul, Os Trapalhões, Família Dinossauro, Urtigão, Pato Donald, Zé Carioca, Mickey, Almanaque Disney, Turma da Pata Lee, Toddynho, Tarzan, Seninha, TV Colosso, Lulu e Bolinha, Barbie, Xuxa, Ronald McDonald, Betinho Carreiro, Luana e sua Turma,  Marcelinho Carioca, O Rei Leão, Kids News, Eureca Super kids, Planeta do Tesouro, Bobo, Kronk – a última onda do Imperador, Procurando Nemo, Toy Story, Chicken Little, A Dama e o Vagabundo, O Corcunda de Notre Dame, Hércules, Turminha Querubim, Jaguara – guerreira e soberana, Cabeça Oca, Nosferatinho, Casca Grossa, Freak Teens, Os Espertinhos, Álbuns de figurinhas Copa Disney e Olimpíadas Disney, Capas Disney, Planeta Azul. 
  • Livros Infantis: Didi – uma vira-lata de raça (Autor Luiz Carlos Sales), Cores e Poesia (Aparecido F. Norberto, L. C. Sales, José Wilson Magalhães), Encanto na Floresta (Alexander O. Sales), Mr. Flohart e o Mundo Perdido dos Ninmutz (Autor Leonardo Mendes Cardoso), Nick e o passarinho falante, Nick - quem sou eu, Nick e Bia na Floresta Encantada, Minha História, Sofia – ser solidário é dez ( Autor Laé de Souza – Projetos de Leitura), Cabeça Oca em Goiânia – O tesouro perdido, Cabeça Oca no mundo de Cora Coralina, Cabeça Oca no mundo de Monteiro Lobato (Autor Christie Medeiros de Queiroz).

  • Palestra e Workshop sobre Arte-final de Histórias em Quadrinhos Disney e Super-heróis na 3ª Geek Week - SENAC Lapa Tito.
  • Trabalho voluntário como Palestrante na Feira das Profissões falando sobre a profissão de desenhista, a convite dos alunos jovens aprendizes do Senac Lapa Faustolo. 
  • Trabalho voluntário com as crianças do Hospital Itaci, onde pude vestir a personagem Didi do livro "Didi - uma vira-lata de raça", para animar, interagir e distribuir brindes para as crianças internadas.
  • Atualmente: é ilustrador no Estúdio Finalmentearte e ilustrador parceiro da Contos e Encantos Editora. 

Comentários